Imagem Abertura

Point Jovem - DESENVOLVENDO A HUMILDADE


Point Jovem - DESENVOLVENDO A HUMILDADE

"Sejam todos humildes uns para com os outros, porque "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes" (1 Pe 5:5).

Quando pensamos em humildade logo nos vem a ideia de auto-humilhação, negar-se de tudo, mas na verdade o que é humildade? A Humildade não significa pobreza, ela está relacionada ao que somos e não ao que temos.

A humildade também está muito longe de ser medo, timidez ou sentimento de inferioridade; não é um sentimento mas sim uma atitude de coragem de agir como Jesus: com coração generoso, dando prioridade ao próximo.

Então, humildade "é ter consciência de quem é, de seus direitos e capacidades, mas mesmo assim dar preferência ao próximo".

Mas como é difícil nos dias de hoje viver e desenvolver essa qualidade. Dar preferência ao próximo?! Ser generoso?! Num ambiente totalmente egoísta, arrogante, onde somente querem ser servidos, como pode ser possível?

Pode ser possível quando Olhamos para Cristo. Jesus esvaziou-se de Si, abriu mão da Sua glória, tomando a forma de servo, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte (Fp 2:8). Se agirmos como Jesus faria, buscaremos servir aos outros, buscaremos viver amando uns aos outros com amor fraternal, preferindo honrar uns aos outros (Rm 12:10). Cuidaremos um do interesse do outro, estaremos atento às necessidades do próximo, olharemos mais ao nosso redor e não apenas para nosso próprio umbigo.

Pode ser possível quando reconhecemos que Deus é a fonte de nossas bençãos. Um teste que desafia nossa humildade é o da prosperidade. Deus quer sim que sejamos prósperos (de bens, saúde, como pessoa). Mas nosso coração e motivação não pode estar em coisas, e sim no Deus que abençoa.

Pode ser possível quando reconhecemos nossas limitações. Quando reconhecemos que NADA podemos fazer sem Deus, que dependemos e precisamos inteiramente dEle! Compreender a humildade é saber que a vitória não depende de nossas forças ou habilidades, mas sim de um Deus Soberano, Poderoso. Quando confiamos totalmente no poder e na força de Deus o orgulho não consegue nos atingir. Pois tudo o que fazemos é exclusivamente para honra e glória do Senhor!

Andar em humildade é o dever de todo cristão. E não é uma atitude gerada por nós mesmos, mas pela influência do Espírito Santo de Deus em nossas vidas.

Então peça sempre ao Senhor que limpe seu coração do orgulho, da soberba; não pense que é "importante" ou "melhor" que o outro, pelo contrário lembre-se que é apenas servo; busque o melhor que o outro tem a oferecer e guarde a unidade do Espírito (Ef 4:2-3).

E não se esqueça: "Ser humilde não é fingir ser menos, mas, sabendo quem se é, dar preferência ao próximo".


Raquel Dias Biomédica, líder do Ministério de Jovens na IBCF e blogueira no Arte e Adoração


Por: Raquel Dias
Raquel Dias Biomédica






Raquel Dias Biomédica, líder do Ministério de Jovens na IBCF e blogueira no Arte e Adoração.

Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.