Imagem Abertura

" Ora, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro havia desaparecido, prenderam a Paulo e Silas, e os arrastaram para uma praça à presença dos magistrados. "

(Atos 10:43)


Gratidão



extrema gratidão em um mundo ingrato


introdução

1. (1 Tess.5:18), eu creio que muitos de nós concordamos que vivemos em uma sociedade ingrata. A maioria da nossa cultura vive com uma atitude de di-reito. Nós sentimos que temos direito a melhores salários, melhores benefícios e mais coisas. Sentimo-nos que se não pudermos pagar a nossa dívida, o governo ou a igreja deveria pagá-la.

2. A cada dia penso que estamos evoluindo no constituir uma sociedade composta por um bando de crianças mimadas, simplesmente porque a maioria das pessoas nunca se agrada por aquilo que possui, mas clama em voz alta o seu desejo de ter mais. Essa mesma atitude é exibida qdo se trata de Deus.

3. São pessoas que não reconhecem mais a soberania de Deus e nem dão o devido crédito que Ele merece como Criador do universo. Por exemplo, os cientistas preferem acreditar que nós evoluímos do macaco, do que ser gratos a Deus por nos criar de maneira sobrenatural. Simultaneamente, há outras pessoas que não são gratas pelo fato de que Cristo morreu na cruz por seus pecados.

4. Elas sentem que podem salvar-se e desfrutar do céu com seus próprios termos. Outras pessoas por sua vez, não dão a Deus honra e glória pelo seu sucesso nos negócios. Elas afirmam que é por causa do seu próprio trabalho duro que alcançaram o êxito. Todas essas atitudes só provam que um coração ingrato não descobre misericórdias, porque a ingratidão é característica da impiedade.

5. Eu sempre gosto do destaque no calendário de nossa igreja, qdo temos o 5°. domingo do mês para um tempo de gratidão. É gosto so olhar para trás, ver o que o Senhor fez por nós nas outras 4 ou mais semanas. Embora que no dia-a-dia, devemos experimentar a paz, alegria e o agradecimento, bem como, precisamos ser gratos a todos os momentos e em todas as circunstâncias.

6. A questão real em nossas mentes não é se devemos ser gratos, mas que precisamos ser gratos. Assim sendo, precisamos viver com uma atitude diária de gratidão por todas as bênçãos que Deus nos dá.

7. Observe no texto que lemos, o ap.Paulo disse que devemos em tudo, dar graças em todas as circunstâncias, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco. O grande teste de nossa gratidão é qdo passamos por situações difíceis, tragédias, pois coisas ruins acontecem com pessoas boas e piedosas todos os dias.

8. Sabemos que a vida tem a sua quota de tempos difíceis. Qdo estamos desapontados ou qdo estamos sofrendo por qualquer motivo pensamos que Deus se esqueceu de nós, mas, este é o tempo que Ele está esperando por nós em chegarmos diante Dele para buscar a Sua ajuda e orientação.

9. É o período em que precisamos colocar a nossa fé e confiança Nele, e, agradecer-Lhe pelo privilégio de estar conosco, embora podemos não sentir assim. Este também é o momento que o diabo gosta, porque ele tenta intervir e assumir o controle de nossas mentes.

10. É o momento em que o diabo sempre deseja reivindicar uma vitória, principalmente qdo pensamos que o Senhor nos abandonou. Todavia, é nesse momento que devemos crer na promessa de Jesus em Sua Palavra: Neste mundo tereis aflições, mas,tende bom ânimo,Eu venci o mundo (Jo.16:33), isto é, não importa o que a vida pode atirar em nós, o Senhor está conosco.

11. Portanto, amados e amadas, em tudo dar graças significa aprender a confiar no Senhor em tudo, até mesmo nessas situações que são dolorosas ou que não fazem qualquer sentido. Deus trabalha de formas misteriosas. Tudo o que acontece está sob o controle Dele. Deus é a fonte de tudo de bom e o que Ele promete, Ele oferece. Portanto, se crermos que o Senhor fornece tudo para nós, precisamos agradecer-Lhe e louvá-Lo a cada dia de nossa vida.

12. Gratidão significa que somos diferentes por causa das bênçãos de Deus. A gratidão nos faz viver! Qdo somos gratos percebemos que Deus é a fonte de todas as nossas bênçãos nos impedindo de reclamar ou ser ingratos. Entretanto, não podemos afirmar que somos gratos pelas bênçãos de Deus e depois ficarmos nos queixando, lastimando constantemente.

13. Não podemos dizer que somos gratos pela salvação em Jesus e continuarmos a andar no pecado. Não podemos dizer que somos gratos pela IBCF e não participarmos ativamente dela. A nossa gratidão é revelada pela maneira como agimos, porque o nosso comportamento demonstra a nossa gratidão para com Deus.

14. Sendo assim, todos os dias fazemos uma escolha: ser gratos ou ser ingratos. Vamos parar e pensar por um momento. Não podemos imaginar a vida sem as coisas que nos acostumamos. Você pode imaginar não ter água encanada em sua casa? Você pode imaginar tentando viver sem eletricidade? Você pode imaginar ter que viver com apenas uma refeição todos os dias?

15. Você está aqui sentado neste templo ouvindo a Palavra de Deus sendo pregada, porque o Senhor lhe deu o sopro da vida e força para sair da cama neste dia. Você tomou o café da manhã, almoçou, porque o Senhor permitiu mover suas pernas, suas mãos, sua visão, sua boca para alimentar-se.

16. A cada dia o Senhor tem abençoado cada pessoa, independentemente da sua condição física. Deus merece ser agradecido por cada uma dessas bênçãos, porque tudo o que temos vem Dele, e a única coisa que podemos dar a Ele é manter um coração agradecido.

conclusão

1. Dois amigos se encontram. Um deles parecia infeliz, quase à beira das lágrimas. Seu amigo perguntou: O que o mundo fez de tão ruim para você, meu amigo? O homem triste, disse: Deixe-me dizer-lhe. Três semanas atrás, meu tio morreu, deixando para mim 40 mil reais. Mas, isso é um monte de dinheiro, fala o amigo.

2. É, mas, há duas semanas, um primo que eu nem tinha muito contato, também morreu, deixando para mim 85 mil reais de presente. Parece que você tem sido muito abençoado!, observa o amigo ouvinte. Você não entende, ele interrompeu. Na semana passada minha tia-avó faleceu. Herdei 250 mil reais. O amigo ouvinte diz: Agora realmente estou confuso, por que você parece tão triste? É que nesta semana, nada, nada, aconteceu!

2. Essa é uma prática cotidiana de muitas pessoas ao nosso redor. Embora sejam tão abençoados, porém, como resultado tornam-se pessoas ingratas, amargas, insatisfeitas, por acreditarem que nada lhes aconteceu(os irmãos já perceberam que, muitas discussões, e focos de ira e desaforos, desconfiança e acusações, recheadas de ameaças, é devido a nossa atitude de ingratidão?).

3. Não foram as pessoas que colocaram a insatisfação em nosso coração, a ingratidão já habita em nosso interior. Todavia, qdo entendemos que Deus é a fonte de todas as bênçãos a nossa resposta natural é a gratidão, porque onde Deus Esp.Sto. habita e reina, há gratidão ao Senhor, há um profundo sentimento de sincero agradecimento, e uma expressão espontânea e contínua do mesmo, tanto para com o Senhor, tanto qto para com os outros ao nosso redor.

4. Portanto, vamos agradecer ao Senhor a cada dia pelas muitas bênçãos que Ele tem derramado sobre nós, contando-as uma a uma e dar-Lhe o crédito por todo o bem que Ele nos tem feito. Amém!

(faça isso agora - agradecer marido, esposa, pais, filhos, amigos, IBCF, com quem podemos contar de fato).


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.