Imagem Abertura

" Pois tu não te comprazes em sacrifícios; se eu te oferecesse holocaustos, tu não te deleitarias.O sacrifício aceit 'vel a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezar s, ó Deus. "

(Salmos 51:10)


Lar



Amor a Verdade


introdução

1. Qdo nós queremos tratar com este tema: ?mais de Cristo em minha família? é nossa responsabilidade nos guardarmos do engano. Com certeza devemos pensar que o caminho da verdade não é fácil. O problema é que muito de nós queremos caminhos fáceis e confortantes, e por isso, a nossa vida pessoal e familiar mudam de direção, infelizmente para o que é errado, nos machucando e até nos destruindo.

fato

1. (1 Rs.13:1-24), Deus enviou um profeta a Betel para confrontar o malvado rei Jeroboão. Deus lhe deu a mensagem com instruções muito específicas: ele não poderia comer, beber e não retornar pelo mesmo caminho que ele tinha ido. O profeta obedeceu corajosamente entregando a mensagem de Deus com poder e autoridade.

2. O rei ficou bravo, e ficou com o braço paralisado ao mandar seus soldados prender o profeta, que orou pele rei e este ficou curado, oferecendo-lhe estadia recompensadora em seu palácio. O profeta imediatamente recusou(vs.9), partindo imediatamente por uma rota diferente.

3. Um velho profeta ao saber de todo o ocorrido, encontrou o jovem profeta sentado debaixo de uma árvore, descansando, e o convidou para ir a sua casa para melhor descansar, alimentar e refrescar. Mas, veja a resposta do jovem profeta(vs.16,17). Então o velho profeta mente, e o jovem profeta volta com ele (vs.18,19).

4. O jovem profeta deixou o caminho reto, o qual trazia desconforto, para seguir o velho profeta a um lugar de conforto, deixando transparecer que a mentira do velho profeta era mais razoável do que a verdade de Deus. Mas, esse conforto temporário teve um alto preço(vs.21,22).

5. O jovem e desobediente profeta deixou a casa do velho profeta e foi atacado por um leão, ficando sem honras, e assim cumpriu-se a Palavra de Deus(vs.23,24). Ele desprezou o convite para um banquete no palácio do rei, porém, aceitou a palavra mentirosa de um convite do velho profeta, por lhe conceder descanso e conforto.

6. Destaque a palavra ?não posso? (vs.16), na resposta do jovem profeta ao velho profeta, ali estava escondido o seu desconforto e dificuldade, pois a Palavra de Deus já não o estava guiando e nem se cumprindo em sua vida, estava reprimindo-o.

aplicação

1. (1 Jo 3:19,20), tenha dó, é uma expressão familiar que usamos qdo precisamos de compreensão, simpatia ou compaixão de alguém. Ela se baseia numa grande suposição, pois os valores, crenças e convicções da mente de uma pessoa controlam o que o seu coração expressa.

2. As atitudes do coração fundamentam-se no que cremos. É melhor verificar quais são elas qdo desejarmos que alguém tenha dó de nós. O mesmo é verdade qto a nossas atitudes para conosco, pois sempre temos a tendência de ter dó da pessoa singular que vive dentro de nós.

3. O ap.João está nos ensinando que em cada crise ou oportunidade podemos tranquilizar o nosso coração perante Deus, na Sua presença, poder e perspectiva. Qdo somos tentados pela dúvida, podemos ousar focalizar nossa vida mediante as poderosas lentes de aumento dos princípios da Palavra de Deus.

4. Deus é por nós, Seus recursos nos estão disponíveis. Podemos abrir o coração perante Ele, pois o Senhor é mais do que capaz de lidar com o que acontece ao nosso redor e dentro de nós. A verdade dada pelo Senhor nos liberta, agora somos da verdade e assim devemos viver, agir, pensar, de acordo com essa verdade.

5. O amor a verdade dada pelo Senhor em Sua Palavra sempre escolherá nos submetermos à obediência, mesmo qdo não pode haver nenhum benefício pessoal nessa atitude. Isso nos protege contra qualquer mentira agradável ou engano etiquetados com se fosse a vontade Deus.

6. Seguir e obedecer à verdade da Palavra de Deus em todas as nossas atitudes diárias, não é algo que possa ser feito de maneira displicente ou como um apêndice da vida. Não se trata de um rótulo que possamos apresentar por aí qdo nos for conveniente.

7. Tem de ser um elemento central em tudo o qto falamos, fazemos e somos, por isso, temos que amar a verdade da Palavra de Deus, até mesmo qdo pessoas íntimas tentam nos dissuadir. Exige-se que nademos contra a corrente do engano e da mentira confortável oferecido pelo mundo ao nosso redor.

8. Todavia, qdo paramos de nadar, ou seja, qdo deixamos de obedece-la efetivamente, automaticamente começamos a ser levados pela correnteza e o leão que ruge ao nosso redor, nos matará. Porque imediatamente aparece as minhas atitudes que decidem à luz da minha própria verdade, rejeitando a verdade de Deus. 9. Eu decidi sair da IBCF. Eu decidi deixar a minha esposa/meu marido. Eu decidi ofender, eu decidi não perdoar. Saibam meus amados e amadas, que se eu sou senhor da minha própria vida, Jesus nunca será o meu Senhor e o Dono da minha vida.

10. Para ser sincero, isso me assusta, o que me leva a interceder desesperadamente, e com fervor, pela IBCF. pois é tolice pensarmos que podemos lidar com as advertências divinas de maneira irresponsável e ficar livres das consequências. Conhecimento sem a correspondente obediência é tão destrutivo qto a tolice.

11. Tem sido duro ver amados e amadas que desanimam e buscam a felicidade em pequenos prazeres aos quais se apegam, tornando-se presas fáceis do diabo e suas mentiras e enganos, por negligenciarem a verdade da Palavra de Deus. Há vários exemplos de atitudes assim dentro de nosso lar, aqui dentro da nossa IBCF.

11. Os verdadeiros cristãos se deleitam em cumprir os desejos de seu Mestre, porém, há crentes ofendendo outros com a brincadeira diabólica de que a pessoa está sendo igual ao pastor, por querer praticar a verdade da Palavra de Deus. Não é a toa que há tantos flagelos na vida pessoal, no lar, e aqui na IBCF.

12. Portanto, devemos aguentar os olhares e desconfiar, rejeitar todas as sugestões dos profetas velhos mentirosos que tenta nos desviar da verdade de Deus, crendo de fato nas verdades que lemos na Palavra de Deus, em vez de apenas ler e querer ouvir apenas o que já decidimos acreditar qdo é conveniente ou que não traz conflito com nossos compromissos ou com nosso planos carnais.

13. Nós temos vivido dias difíceis e perigosos, todavia, a maior parte de nossos pensamentos é concentrada no dinheiro que queremos ganhar. Na escola que pretendemos frequentar, no corpo que desejamos ter, na pessoa com quem vamos nos casar, com o tipo de pessoa que planejamos nos tornar.

14. Porque o amor a nós mesmos, o tenha dó de mim, o materialismo, a soberba, o orgulho, os prazeres deste mundo, o sucesso pessoal e profissional, o desejo de conforto, tem obscurecido, o nosso amor, à verdade da Palavra de Deus. O fato, porém, é que nada deveria nos preocupar mais que nosso relacionamento com o Senhor e andar firme na prática da Sua verdade.

15. É uma questão de eternidade, e não há nada que se compare a isso. Embora muitos estão aqui na IBCF, frequentando aulas da EBD, os cultos de celebração, ouvindo mensagens pela internet e tv, permanecem inalterados, estão juntando informações sem transformação.

16. Informação não é conhecimento, pois o conhecimento vem da fome da Palavra, da humildade e dedicação a Ela. O Senhor reserva o conhecimento para aqueles que O ama, prometendo conceder-nos os desejos de nosso coração, desde que não sejam desejos de nossa própria cobiça e satisfação pessoal.

17. No entanto, todas as vezes que Deus nos dá uma mensagem da Sua Palavra, para libertar-nos, para termos mais de Cristo em nossa família, Ele também nos dará o teste, para saber como reagimos. Vão aparecer argumentos encorajadores, mas que não condiz com a verdade da Palavra de Deus, portanto, devemos rejeitá-los.

18. Causamos desgosto a Deus qdo avaliamos e comparamos a verdade da Sua Palavra às coisas deste mundo. Ele fica decepcionado ao constatar que consideramos essas coisas melhores para nós. E nesse processo no tornamos cegos, somos enganados e nos transformamos em escória da vida cristã.

19. Deus espera que a minha e a sua reação exalte a verdade da Palavra Dele, acima de nosso bem estar, acima de uma argumentação com a falsificação da Sua verdade, para que confiemos em Sua divina fidelidade, deleitando-se Nele, confiando nossos caminhos a Ele. É a demonstração dessa confiança que bloqueia qualquer tipo de engano em nosso coração.

20. Durante o desconfortável processo de espera da solução dada pelo Senhor, mesmo que nos ofereçam soluções, caminhos mais confortáveis, como o fugir de casa, desobedecer aos pais, xingar, ridicularizar o cônjuge, bater de frente com as doutrinas da igreja, ter atitudes de escândalo, devemos perceber que não se trata do caminho de Deus.

conclusão

1. Entretanto, qdo a adversidade se aproxima e a solução está além de nosso alcance, devemos nos encorajar na verdade da Palavra do Senhor, até mesmo no que possa parecer que nos prejudique. Ao invés de nos agarrarmos a uma palavra que prometa sucesso pessoal ou conforto à custa da verdade, devemos estar prontos a sofrer em obediência ao inteiro conselho de Jesus.

2. Embora não seja fácil, seremos fortalecidos pela graça do Senhor, e a Sua graça é mais do que suficiente para livrar-nos do engano. O Senhor deseja que confiemos plenamente na Sua verdade. Ele quer nos mostrar como opera e cuida de nós.

3. O Senhor quer ser nosso refúgio, nossa fortaleza da verdade, e assim nos garante que desfrutaremos do verdadeiro conforto e paz na vida pessoal, familiar, qdo todos os componentes do nosso lar andam na vontade e na presença Dele. Dessa forma, evitaremos as situações mentirosas e enganosas ao nosso redor. Amém!

desafio

1. Você está disposto(a) a dizer ao Senhor que Ele pode ter o que quiser de sua vida?

2. Você acredita que um compromisso sincero com a verdade da Palavra de Deus é mais importante que qualquer outra coisa ou pessoa?

3. Você tem consciência de que nada que vier a fazer nesta vida será importante, a não ser que esteja alicerçada com seu amor a verdade e os princípios da Palavra de Deus?


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.