Imagem Abertura

É Melhor DAR



Doar, Amar e Receber - Tema


introdução

1. O nosso tema no ano do 30º aniversário da IBCF é: ?É Melhor Dar!(I Jo.3:16-18). No (vs.16), o ap.João nos diz exatamente o que precisamos saber para acerca do é melhor dar. Isto é, precisamos cuidar dos outros. Observe que este texto corrobora com (Jo.3:16). Só podemos conhecer o fato de dar se entendermos que Jesus deu a Sua vida por nós.

2. O Criador eterno de todos, o doador da própria vida, o Único que nunca precisaria dar Sua vida em favor de todos os pecadores, deu a Sua vida voluntariamente por nós. Aquele de quem ninguém pode tirar a vida; que sempre teve o controle absoluto sobre a morte,deliberadamente deu a Sua vida como quitação dos nossos pecados, para que através dEle pudéssemos ter vida. 3. Jesus deu a Sua vida pelos Seus inimigos, para que eles passassem a serem Seus amigos. Portanto, a atitude de dar demonstrada na cruz do Calvário, através de Jesus, deveria inspirar-nos a dar de nós mesmos completamente para os nossos entes queridos no lar e a todos ao nosso redor. Observe que Jesus colocou de lado o conforto do Céu e da Glória. Jesus colocou de lado tudo o que Ele era para tornar-se humano.

4. Jesus colocou de lado Sua própria vontade para realizar a vontade de Deus-Pai até a morte na cruz. Tudo para nós. Sendo assim, também devemos deixar o nosso conforto em benefício do bem estar das pessoas do nosso lar. Devemos deixar o que mais queremos para a nossa própria vida, para seguir e realizar a vontade de Deus.

5. Doar é deixar a si mesmo de propósito e colocar o Senhor, o nosso lar, a IBCF, a outra pessoa, como prioridade, no primeiro lugar de nosso viver. No (vs.17), o ap. João nos ensina que é melhor doar qdo reconhecemos que ser tivermos bens deste mundo(recursos para sustentar a nossa vida) e vir o próximo sofrer necessidade, ver o nosso lar em grande apuro, e, fechar o nosso coração de compaixão para com essas necessidades, até parece impossível que temos o amor do Deus vivo em nosso coração.

6. Porque se temos o amor doador de Jesus em nosso coração, sempre iremos ajudar, sempre iremos doar. Note que Jesus se sacrificou por nós e não ganhou nada, porque o verdadeiro doar não precisa de recompensa. Portanto, amados e amadas, doar é agir como Jesus, deixar que a situação de grande apuro dos outros em nosso lar, aqui na IBCF, afetam de fato o nosso coração.

7. Num dia muito frio, um menino de 10 anos, estava de pé descalço na frente de uma loja de sapatos, tremendo de frio, olhando através da janela. Uma senhora aproximou-se do menino e lhe perguntou o que estava fazendo. "Eu estava pedindo a Deus para me dar um par de sapatos", respondeu o menino. A senhora levou-o pela mão e entrou na loja, e pediu ao balconista para obter meia dúzia de pares de meias e um sapato para o menino.

8. Ela então perguntou se ele poderia dar a ela uma bacia de água e uma toalha. Ele rapidamente trouxe para ela. Ela levou o garoto para a parte de trás da loja, ajoelhou-se, lavou os pés pequenos, e os enxugou com uma toalha. Nesse ínterim o vendedor voltou com as meias e o sapato. Após colocar as meias nos pés do menino, ela colocou-lhe os sapatos.

9. Amarrou os pares restantes de meias, e deu ao menino. Ela deu-lhe um abraço e disse: você se sente mais confortável agora? Qdo ela se virou para ir, o menino surpreendeu-a pegando em sua mão, e olhando para cima em seu rosto, com lágrimas nos olhos, respondeu à pergunta com estas palavras: "Você é a esposa de Deus?" Os irmãos entende agora o teor do (vs.17)?

10. No (vs.18), o ap.João nos adverte que as palavras não são um substituto suficiente para o doar. Um homem caiu em um poço e não conseguia sair. Um fariseu disse: "Somente as pessoas ruins caem em um poço." Um Fundamentalista disse: Você merece o castigo. Um Carismático disse: Creia que você não está em um poço. Um Metodista veio e disse: Nós trouxemos um pouco de comida e roupas, enquanto você está no poço. Um presbiteriano disse: Isto não foi um acidente, você bem sabe.

11. Um Otimista disse: As coisas poderiam ser piores. Um pessimista, disse: As coisas vão piorar! Jesus, vendo o homem, tomou-o pela mão e levantou-o para fora do poço. O amor requer mais do que conversa fiada ou teologia exibida. Exige atos simples, que qualquer um pode ver, que atendam às necessidades dos irmãos e irmãs em apuro.

12. Qdo olhamos em um espelho, vemos um reflexo do amor de Deus? É mais fácil e confortável tomar uma posição sobre o aborto do que cuidar de uma mulher com uma gravidez problemática. É muito mais fácil escrever um cheque para uma ONG, do que passar algum tempo fornecendo orientação profissional a uma pessoa da rua.

13. É muito mais fácil para nós ofertarmos aqui na IBCF, fazer nossos pedidos de oração, do que fazer o trabalho difícil e desafiante de acolher e discipular os novos convertidos, preparar as cestas e roupas do projeto DAVI, visitar e cuidar dos doentes, e os feridos emocionais. Talvez o problema com o dar é que nos tornamos preguiçosos.

14. Talvez nós não queiramos nos esforçar muito. Eu realmente acho que a igreja tem problemas com o doar, porque amar e ajudar aos outros é difícil e às vezes muito desconfortável. Entretanto, o desafio do (vs.18), é agir, fazer de fato alguma coisa. É levantar do banco, do sofá e agir de maneira que supra as necessidades tanto em nosso lar como aqui na IBCF.

15. Eu sempre me questiono: o que aconteceria na IBCF se levássemos o modelo de doar de Jesus mais a sério? Embora eu destaco que muitas pessoas tem feito muita coisas maravilhosas no ministério da nossa IBCF, eu aprecio esses tremendos esforços voluntários. Mas, há muito entre nós que não estão dando nada. Há muitos lares carentes de ajuda dos seus componentes.

16. Muitos doam de seu tempo, talento, dinheiro, inteligência, trabalho para os de fora, para o mundo, mas nada doam para o próprio lar, para a própria IBCF. Reclamam de tudo, e só querem receber. Nós não podemos apenas falar sobre os cuidados com as pessoas. Nós não podemos simplesmente dizer que amamos aos outros. Nós não podemos simplesmente dizer que nos importamos sobre relacionamentos, devemos participar dos eventos de comunhão.

17. Nós não podemos apenas falar sobre as necessidades familiares, precisamos nos envolver alcançar o bem estar de todos. Deus precisa de cada um de nós para parar de falar sobre o que poderíamos doar e de fato fazê-lo!

conclusão

1. Minha oração é para que possamos doar, não só no discurso e palavras, mas muito mais em obra e ação, assim como o Senhor Jesus se sacrificou, dando a Sua vida por nós. É dar-se de maneira sacrificial para os nossos entes queridos em nosso lar, em nossa IBCF para os nossos irmãos, e não apenas para nosso próprio benefício pessoal.

2. Em nosso lar nós devemos doar: verdadeira adoração, tendo a IBCF como um lugar público para a celebração coletiva de nossas experiências individuais. Verdadeiro ensino em como viver com os outros, e como trabalhar e servir na prática do amor. Verdadeiro respeito pela autoridade espiritual dos pais, aconselhamento e disciplina edificante.

3. Qdo somos operantes no doar, sabemos o que fere as pessoas, provavelmente porque nós também fomos feridos. Mas em vez de nos tornarmos amargurados, fizemos as pazes com a nossa dor, fazendo dela uma aliada em vez de um inimigo. E agora, temos mãos para ajudar os outros e pés que se apressam em socorrer os necessitados. Temos olhos para ver a miséria e a penúria e ouvidos para ouvir os lamentos e tristezas das pessoas ao nosso redor.

4. De 0 a 10, que nota Deus nos dará em nossa atitude É Melhor Dar? Avalie.

Leia (I Jo.3:16 ? É assim que entendemos e experimentamos o amor: Cristo sacrificou Sua vida pelo nosso lar e pela IBCF. Portanto, devemos doar a nossa vida pelos nossos familiares e irmãos, não apenas por nós mesmos).



Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.