Imagem Abertura

" Aquele que oferece por sacrifício ações de graças me glorifica; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus. "

(Salmos 50:15)


É melhor DAR - Parte IV


introdução
1. (Pv.14:8), aprendemos no domingo passado que no planejamento de nossa vida há dois erros que devemos evitar: (1) passar a vida focada no futuro, desconsiderando totalmente o dia de hoje. (2) passar a vida focada apenas no hoje, desconsiderando totalmente o futuro. A Bíblia adverte contra esses dois extremos, por que cada dia de nossas vidas tem um significado eterno.
2. Domingo passado nós vimos o primeiro princípio:
PREPARE PARA HOJE O SEU TESTEMUNHO DO FUTURO ? II Tm.4:7
O que fazemos hoje irá fazer a diferença em como valorizamos a nossa vida até completarmos o nosso tempo aqui na terra.
3. Além do mais, o que fazemos hoje poderá continuar a ser significativo, por milhares de anos a partir de agora. No entanto, hoje é um novo dia e hoje é nossa escolha! Hoje é o único tempo para cuidar de hoje!
4. Desafiei aos amados e amadas,a fazer um pacto com o Senhor para praticá-lo a cada semana, pois somos conhecidos pelo que fazemos consistentemente. Como prometi, vamos ver o segundo princípio:
2. FOCAR NO DAR SEM ABUSAR DO SUCESSO (Lc.6:38)
1. Jesus está ensinando que a generosidade gera o receber da generosidade. Ele tira a metáfora na maneira que as pessoas usavam o medir grãos em estado de máximo volume. O que está implícito aqui é que o Senhor recompensa abundantemente os generosos, pois as Suas leis divinas governam essas coisas e não meramente as leis humanas.
2. Trata-se de uma promessa que serve de encorajamento não somente o dar, mas o dar com generosidade. É uma exigência do amor, inteiramente à parte de qualquer espera por recompensa. Por isso temos que entender: qdo entregamos os dízimos e ofertas aqui no altar, trata-se de uma maneira simbólica de que estamos nos apresentando ao Senhor como a verdadeira oferta de generosidade.
3. Porém, a pessoa que tem uma vida para investir, tempo para investir, habilidade para investir, dinheiro e bens para investir para o reino de Deus, mas deixar de investir segundo a vontade de Deus é insensata na eternidade. Você já comprou algo que você queria tanto na época e agora você não sabe o que fazer com aquilo, porque se tornou algo que não significa nada hoje?
4. Penso que muitos de nós teremos a mesma experiência qdo chegarmos ao céu. Muitas coisas que parecem tão importantes para nós no momento, tornar-se-ão insignificantes à luz da eternidade. Nem todos nós temos a mesma duração de vida, ou os mesmos talentos, posses, ou oportunidades.
5. Mas, se usarmos plenamente o que temos, investindo tudo de acordo com a vontade de Deus para o Reino de Deus, todos nós iremos receber louvores iguais de Deus. O principal problema que enfrentamos hoje é que todo o foco de nossa vida está baseado no que temos, ou o que queremos obter.
6. Algumas pessoas passam a vida inteira trabalhando em empregos que eles desprezam, pois oferece segurança, lhes permitindo adquirir mais coiseras. Há uma grande diferença entre a obtenção de mais coisas materiais e viver uma vida sem arrependimentos.
7. Por exemplo: muitos de nós fazemos metas de qto dinheiro queremos adquirir no decorrer dos próximos 3 anos, mas nunca definimos o qto de dinheiro queremos investir no projeto CREAR, na obra do Senhor. A diferença é simplesmente uma questão de foco. O mesmo acontece em nosso lar.
8. Ao invés de focarmos e investirmos a nossa energia em melhorar o nosso relacionamento em casa, mantendo a nossa unidade familiar, sempre focamos naquilo que podemos obter de coiseras para encher a nossa casa e mostrar nosso sucesso aos outros.Tente mudar o seu foco em sua casa.
9. Tente melhorar o relacionamento como casado, como pais, como filhos e filhas porque certamente ficaremos surpresos com a diferença que atitudes e ações faz em nós e entre nós. Saibam que coiseras não vale a pena, jamais tornará a nossa vida significativa.
10. O significado que temos na vida é determinado por quem nós somos, pelo que fazemos e por que doamos nunca pela quantidade de coiseras que temos. Veja:
(Pv.11:4,as riquezas não servem para nada no dia do juízo, pois só a justiça livra da morte). Salomão está lembrando-nos: o que eu você fazemos é mais importante do que aquilo que temos. São as nossas realizações,e não as nossas aquisições, que dão significado a nossa vida. Pense no que você quer realizar, o que você quer fazer com sua vida.
11. Opte por investir sua vida em uma área na qual você é apaixonado, e, viva uma vida sem arrependimentos. Absolutamente acredito com todo meu coração que se estamos comprometidos a fazer a vontade de Deus em nossa vida, Ele nos dará uma visão do que podemos realizar. O Senhor nos capacitará a fazê-lo, se o nosso foco for doar, investir em outros, investir na Sua obra, em vez de apenas acumular bens e obter mais e mais.
12. Isto é o que dá sentido à vida, tendo como resultado um viver sem arrependimentos, impactando a vida de outros ao nosso redor, porque estamos vivendo cada dia da nossa vida com o significado eterno. Os detalhes de nossas vidas podem parecer comuns, mas a cada dia estão cheios de oportunidades com significância eterna.
13. Portanto, a chave para viver uma vida satisfatória sem arrependimentos está em reconhecer a importância do valor eterno em tudo que se faz, em todos os nossos assuntos diários. Normalmente usa-se o texto de (Lc.6:38) citando somente as recompensas das bênçãos em contribuição financeira para o Reino de Deus.
14. Todavia, no contexto o Senhor Jesus está ensinando aos seus discípulos acerca do relacionamento do cristão com os seus irmãos e com Deus-Pai. Isto é, para com o nosso irmão temos a responsabilidade de ajudar e de perdoar, não de julgar. Para com o nosso Pai Celeste, do qual nos aproximamos em oração, confiantes de que Ele não nos dará nada menos que boas coisas.
15. Embora o investimento financeiro para Deus e Seu reino é importante, todavia, as oportunidades de investimento não financeiro são maiores. A necessidade de investimento em intercessões ardentes para exterminarmos com as drogas no bairro de Itaquera é extraordinariamente maior.
16. A necessidade de investimento em palavras e obras de amor jamais acaba. Podemos ser limitados de recursos financeiros, mas nenhum de nós pode ser limitado no investimento de oração amorosa. Qto tempo temos investido em orar pelos não salvos?
17. Qto tempo temos investido em orar pelas crianças, pelos adolescentes, pelos homens, mulheres, rapazes e moças, casais, idosos, novos convertidos, e visitantes da IBCF? Qtas palavras de encorajamento e edificação temos investido nas pessoas ao nosso redor?
18. Qto tempo temos investido em orar para que Deus impeça o abuso de crianças de mulheres, de gangues de rua, prática do homossexualismo, pelo caos familiar que as drogas e álcool têm causado às famílias brasileiras, pela imundície da mídia e da indústria de entretenimento.
19. Podemos pensar que estamos apenas matando o tempo qdo o investimos em sentarmos e conversarmos por um momento com uma criança, um amigo, um colega de trabalho, ou um ente querido de nosso lar ou aqui da IBCF. Entretanto, estamos fortalecendo o vínculo de um bom relacionamento, uma conversa que poderá mudar a vida de alguém eternamente.
20. Procure significado nas pequenas coisas da vida, em vez do sucesso das principais realizações. Vemos este princípio na vida de Jesus vez por vez. Ele não se esforçou para encontrar significado na vida cotidiana. Porém, Ele investiu do Seu precioso tempo aqui na Terra, tendo uma refeição com um amigo, transformando aquele momento em uma experiência de mudança de vida.
21. Em outra oportunidade, enquanto Ele andava ao longo da estrada com os seus discípulos, viu uma árvore, e começou a ensina-los uma lição de fé. Se quisermos ter uma vida com significado eterno, precisamos reconhecer que cada minuto é importante.
conclusão
1.Toda decisão deve ser visto à luz de significado eterno, isto é, cada investimento de interesse amoroso, enquanto oramos pelos não salvos, pelos doentes, pelos oprimidos e solitários, é um investimento eterno. Tão certo qto Deus está no céu, se estivermos investindo a nós mesmos e as nossas orações nessas coisas, iremos recolher recompensas eternas.
2. Agindo dessa maneira, todos ao nosso redor dirão que temos uma vida bela, uma vida maravilhosa! Todavia, tão certo como Deus está no céu, se passarmos por este mundo ferido, com olhos cegos demais para ver e um coração demasiado indiferente para orar, certamente estaremos perdendo em termos de eternidade.
3. Amados e amadas, saibam que Deus nos dá a vida para ser investida. Qto mais investirmos em nós mesmos para Ele, tanto mais estaremos acumulando investimentos eternos do amor e bondade futuros de Deus, que Ele irá derramar sobre nós no céu.
4. Deus tem grandes planos para recompensar esse investimento espiritual. Podemos nos tornar um bilionário eterno em bênçãos. Portanto, por causa de Deus, por causa do Seu Reino, invista sempre para a eternidade. É melhor dar! Amém!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.