Imagem Abertura

Santa Ceia do Senhor



Esperança em meio a Desesperança


introdução
1. (Is.2:1-5) - Para muitas pessoas hoje em dia a palavra esperança não possui nenhum significado. Muitas crises da vida nos roubaram a esperança. Para as pessoas nos dias de Isaías, a mesma coisa havia acontecido. Eles haviam perdido a esperança em um momento crítico na história qdo a guerra e o conflito era comum e em grande escala.
2. Deus tinha abandonado o seu povo, não porque Ele já não os amava, mas porque eles se tornaram como os pagãos ao seu redor. As pessoas estavam indiferentes à verdade espiritual. A obtenção de riqueza tornou-se um fim em si, porque em vez de usá-la para os propósitos de Deus, o povo de Israel colocou a sua confiança em si mesmo, de maneira que se tornaram vazios de Deus.
3. Como sempre foi o caso com a raça humana, eles buscaram uma falsa sensação de esperança. Juntamente com a realização da segurança material nacional e pessoal, com a manipulação das influencias pecaminosas, com adoração de ídolos, superstições e rebeldia contra os princípios e valores dados por Deus, no entanto, só colheram guerras, conflitos e tremenda desesperança naqueles dias.
4. Entretanto, o profeta Isaías entra em cena com uma mensagem de esperança e promessa de salvação. Falando durante este tempo crítico, o profeta Isaías apontou várias coisas que ajudaram o povo a ver que nem tudo estava perdido. No (vs.2), o termo ?o monte da Casa do Senhor?, era significativo, porque se referia ao local em que o templo de Jerusalém foi construído.
5. O significado é que Jerusalém era o centro do culto espiritual, isto é, o lugar onde a presença de Deus habitava. As pessoas ali podiam relacionar esta imagem de subir a Jerusalém para adorar a Deus, um local que não pode ser escondido, pois lá todos poderiam ver e reconhecer a presença do Eterno.
6. Em outras palavras, o profeta Isaías está dizendo-lhes: este centro espiritual será estabelecido e vocês irão vê-lo e reconhecer a presença de Deus os guiando, os libertando, embora pareça que tudo está desolado e perdido, não desistam da esperança. O dia está chegando qdo o Messias virá. A salvação Dele estará disponível para todas as pessoas.
7. De acordo com o (vs.3), todas as nações, estarão buscando aprender os caminhos do Senhor, e, depois de andar neles, farão desses caminhos de Deus o estilo de suas vidas tanto no âmbito pessoal, como nacional. O profeta Isaias ainda afirma que o Senhor os convertará(vs.4), de tal forma que, as suas armas não vão ser usadas para a destruição, mas estarão sendo revertidas para o bem.
8. Diante desse fato, o profeta está dizendo que as nações não vão usar espadas contra outras nações, nem aprenderão mais a guerrear, pois eles não se concentrarão mais em guerras e ódio de uns para com os outros, ao contrário, usarão todas estas coisas para produtividade.
9. Eu me pergunto: como o povo recebeu esta mensagem de esperança proferida pelo profeta Isaías? Imagino que a maioria das pessoas disse: isso nunca vai acontecer. O profeta deve estar sonhando. Sempre houve guerras e conflitos e lutas. As coisas nunca vão mudar. Penso que às vezes, nós também agimos assim, nos recusamos a acreditar em qualquer mensagem de esperança. Usamos as expressões: as coisas nunca vão melhorar para mim.
10. Minha saúde nunca vai melhorar. A minha situação de desemprego e trabalho mal remunerado nunca vai mudar. O meu casamento, a minha família, o meu lar, nunca será um lugar de alegria e paz. Às vezes, qdo as pressões da vida fecha-se sobre nós, a esperança é a primeira coisa que perdemos.
aplicação
1. (I Ts.4:13) ? cada um dos principais textos relacionados à segunda vinda do Senhor Jesus Cristo, surgiu em resposta a um problema: engano, preocupação, negação e dúvida cfe observamos no texto que lemos(Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes..., para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança).
2. Embora sendo cristãos, lamentamos a perda de um ente querido, lamentamos a situação caótica do sistema de saúde no Brasil, mas, eu creio que muitos de nós estamos zangados por causa do medo. Parece ser estranha tal afirmação, porém, o medo nos deixa zangados, porque temos receio do que bandidos podem fazer conosco e com a nossa família, porque perdemos o controle, não sabemos como reagir.
3. Temos medo do que irá acontecer se perdermos o emprego, ou se não conseguimos um novo emprego. Ficamos zangados porque oramos bastante, e, Deus não se manifesta, e assim, perdemos a esperança, e lá no fundo de nosso coração, as sementes da dúvida se enraízam e crescem, resultando em uma colheita de frustração e muita raiva.
4. Era isso que estava acontecendo com os membros da igreja de Tessalônica e o mesmo tem acontecido conosco hoje. Qdo somos preenchidos com a plenitude que o mundo oferece, tornamo-nos vazios em direção a Deus. Embora muitos de nós não adoramos imagens de escultura, todavia, adoramos objetos que simbolizam o poder ou prazer carnal contínuo.
5. Prestamos homenagem a carros, casas, estrelas da música, do esporte, dinheiro, amigos, carreira profissional, etc. Esse é um mal, porque, ele insulta a pessoa de Deus, nos impedindo de conhecer e servi-Lo, ao colocamos a nossa confiança, a nossa esperança em outra coisa, e desprezamos a Ele. Não há esperança verdadeira se ainda continuamos a viver em pecado, baseados na esperança que fabricamos com estas atitudes. Trata-se de uma falsa esperança.
6. O mundo grego e romano, nos dias em que esta carta foi escrita, era um mundo sem esperança em relação ao futuro. Fora do cristianismo, não havia esperança concreta para a vida após a morte. Esta tristeza pagã, porém, não é característica do cristão. Porque temos uma viva esperança(vs.14-18).
7. Deus tem a capacidade de transformar qualquer situação, não importa quão sem esperança ela seja em uma situação de esperança. A Bíblia, a Palavra de Deus está repleta de fatos persistentes de que apesar do trauma e tragédias da vida, Deus ainda está trabalhando conosco.
8. Somos salvos em Jesus, a presença de Deus está em nosso mundo, apesar da guerra e do conflito, mesmo qdo não sentimos um traço de Sua presença em nossas vidas, mesmo qdo as coisas parecem escuras e sem esperança, Deus-Esp.Santo nos conduz e nos guia a cada dia.
E, mesmo que não saibamos de todos os detalhes, creia, Deus conhece os detalhes. A minha e a sua parte é tão somente Nele confiar e esperar pela resposta.
9. Mesmo que a nossa saúde não é a melhor do mundo, devemos confiar em Deus para a devida cura, mesmo qdo a dor ainda persistir. Nossos filhos ou netos podem estar longe de Deus, mas, devemos lembrar que Deus trabalha muitas vezes nos bastidores. Nós não podemos ser vítimas dos poderes das trevas, elas foram vencidas por Jesus, sendo assim, devemos escolher não ser uma vítima.
10. Suponhamos que num acidente amputamos a perna. A pergunta é: como nós iremos conviver com isso? Nós podemos responder: é o fim da minha carreira, ou podemos dizer: é o princípio da minha vocação. Não é o que nós vivemos, mas como escolher viver o que vivemos.
11. Nada pode nos fazer mal sem a permissão de Deus. Nem uma perna amputada, nem o câncer, nem a aids, nem a falência, nem assaltos, nem a perda do emprego, nem a morte de um filho, nem qualquer uma das milhares de tragédias que nos afligem como filhos e filhas de Deus enquanto estivermos neste mundo.
12. Crentes não são imunes ao sofrimento. O que acontece aos outros podem também acontecer a nós. A diferença é: nós sabemos que Deus nos protege do mal de modo que nada possa nos tocar sem antes passar pelas mãos amorosas Dele. Esse entendimento não significa que nós não choramos nem sofremos. Longe disso. Mas é o fundamento da declaração: não vos entristeçais como os demais, que não têm esperança.
13. É verdade que este mundo está uma bagunça. Por isso é difícil mantermos a esperança viva no Senhor. Todas as evidências parecem mover-se na direção contrária. A pornografia corre solta, assassinos de crianças saem ilesos, traficantes de drogas aliciam milhões de pessoas, as nações se armam para a destruição total. Realmente qdo olhamos à volta, dá até para pensar que o diabo é o grande vencedor.
14. Mas não será assim para sempre. O diabo não tem poder exceto o poder que lhe foi cedido por Deus. No devido tempo e no momento certo, Jesus aparecerá no palco da história do mundo. As mãos que foram pregadas na cruz um dia vão governar o mundo. Portanto, não podemos esquecer que são os descrentes que não tem esperança.
15. Nossa tristeza é diferente exatamente porque temos esperança em Deus. Ele é o nosso escudo que nos protege em momentos de dúvidas. Ele nos socorre em momentos de perigo. Ele é a essência de tudo o que precisamos no momento. Ele é a nossa força. Ele é a nossa coragem. Ele é a nossa saúde. Ele é o nosso provedor. Ele é o nosso defensor. Ele é o nosso libertador. Ele é o nosso perdão. Ele é a nossa alegria. Ele é o nosso futuro.
conclusão
1. Como eu e você podemos reacender nossa esperança:
(a). Ore ao Senhor pedindo-Lhe que renove a sua esperança Nele nas áreas de sua vida que não há esperança.
(b). Confie no tempo do Senhor, não em seu próprio tempo (persista em oração, não mexa no processo Dele)
(c). Confie no Senhor, não importa o que aconteça(Deus é fiel para cumprir cada uma das Suas promessas. Se os olhos Dele estão sobre o pardal, creia que Ele cuidará muito bem de nós como Seus filhos e filhas amadas).
(d). Comece a falar positivamente como o profeta Isaías(não diga isso nunca vai acontecer, mas, afirme: virá o dia em que a minha saúde será restaurada. Virá o dia em que terei um melhor emprego. Virá o dia em que toda a minha família se converterá ao Senhor Jesus. Virá o dia em que Meu Redentor virá e me levará para estar com Ele para todo o sempre. Maranata, Vem Jesus!). Amém!

PÃO
A esperança oferecida pelo evangelho de Jesus não é filosófico ou ideológico, como são o hinduísmo, o budismo, islamismo. Trata-se de uma esperança história, porque ela decorre da crença nos feitos de Deus na história, e, acima de tudo, nos fatos por meio de Jesus. Não importa se a fé é fraca ou forte, não importa os sentimentos, os fatos continuam sendo fatos, nunca mudam. Assim, o evangelho é também uma promessa de que Deus promoverá a consumação do Seu Reino no final da História. O mesmo Deus que cumpriu as Suas promessas no passado, também cumprirá a promessa da consumação do Seu Reino.
VINHO
O arrependimento é exclusivo da fé cristã. As outras religiões e ideologias não exigem arrependimento. Isto ocorre porque elas se caracterizam pelo etnocentrismo, isto é, têm suas raízes no ambiente cultural. As pessoas agem de acordo com as normas culturais, nacionais ou tribais. Esta é a razão por que todos os discípulos de Jesus devem se arrepender. Devem deixar os falsos deuses da cultura e seguir a Jesus. Arrependidos, deixamos o nosso egocentrismo para seguir a Jesus. E aqui reside a grande alegria que podemos conhecer em nossas vidas; um dia desfrutaremos da luz perfeita, da perfeita paz, da perfeita alegria, e perfeito amor na presença eterna de Deus. Nada pode tirar isso de nós, absolutamente nada. Essa é a nossa bendita esperança de que o Senhor Jesus Cristo ressuscitado voltará para nos buscar!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.