Imagem Abertura

" Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus. "

(Salmos 59:17)


virando a página


introdução
1. (Fp.3:13,14), o ap.Paulo escreveu este texto qdo estava preso em Roma ao receber notícias da igreja de Filipos, que estava enfrentando as severas críticas dos falsos mestres judeus, que devido o fato de não serem circuncidados,os acusavam de que não iriam herdar a salvação eterna.
2. O ap. Paulo então procura incentivá-los a continuarem firmes na fé em Jesus, levando-os a terem (2)atitudes que ele mesmo praticou em sua própria vida: VIRANDO A PÁGINA.
(1a. Atitude)
I ? ESQUECER:
1. O ap.Paulo teve um passado muito ruim: ele perseguiu a igreja, usando de autoridade para matar cristãos. Como confissão ele mesmo disse: eu sou o principal dos pecadores. Ele poderia ter vivido com este tremendo fardo de culpa paralisante, e jamais teria se tornado o grande apóstolo que foi e é até hoje, através dos seus ensinos. É por isso que ele afirmou: esqueço aquilo que fica para trás
2. Preso em Roma, mesmo que ainda que vivendo em circunstâncias tão precárias e limitadas, não ficou deprimido, ou descansando, pensando em todas as coisas que faria qdo saísse da prisão, ao contrário, prosseguia ele tinha um alvo específico e ainda que tentado a se desviar, ou até mesmo a parar, ele continuava focado no alvo, e, através de uma fé ativa, pode viver o máximo de cada dia como se fosse o último.
3. Escreveu cartas as igrejas, cantou louvores a Deus inclusive colheu o resultado de conversão a Jesus de algumas das pessoas que o aprisionaram! Deus nos criou como seres especiais com a incrível capacidade para lembrar. Todavia, a nossa memória pode ser nossa amiga ou nossa inimiga. Nossas lembranças podem nos levar a olhar apenas para o passado. Todos nós temos algum tipo de experiência da qual não gostamos de lembrar.
5. Porque nos traz um mal estar, por produzir um res-sentir da rejeição que fo-mos alvo, da violência, da crítica injusta,do falso julga mento,etc.Porém a questão não é o lembrar,mas o que eu sinto qdo lembro.Porque somos tentados a desviar nossos olhos do alvo a todo tempo.Seja para olhar para trás, como a mulher de Ló, seja para olhar para os la-dos,perdendo a nossa aten ção em nosso alvo,nos des- viando, e, assim, trilhamos um caminho tortuoso.
6. É como um atleta na cor rida que é ultrapassado por olhar para trás. Isso ocorre principalmente qdo nossos
olhos estão fixos nas pesso -as ou nas circunstâncias pessimistas da vida. Por ex. se lembramos apenas de si tuações negativas, certa-mente ficaremos paralisa-dos, sentindo dó de nós mesmos .
7. É terrível conversar com pessoas que estão presas ao passado na minha época era assim, um dia eu fiz isso, qdo eu era mais jovem eu realizei tal evento, qdo eu trabalhava naquele emprego eu era diferente). É triste também ver uma mulher idosa vestindo uma curta saia de uma jovem de 16 anos, ou um homem idoso, usando o corte de cabelo do Neymar, como se fosse um garotão de 20 anos.
8. Os erros do passado, deixe-os ir!. Não continue a sofrer por eles. Mas também faça o mesmo em relação aos sucessos passa dos, deixe-os ir! Não continue tentando recriar algo que aconteceu lá no passado. Tire boas lições do passado, mas, não continue vivendo baseado nele. Saibam que às vezes há algumas coisas ruins no nosso passado que nunca foram e jamais serão limpas.
9. Nós apenas temos que orar por perdão, o único remédio que cura uma alma ferida, esquecê-las e seguir em frente com nossas vidas. A única coisa que não muda é algo morto. Embora a mudança possa ser assustadora, é também necessária, pois nos fornece novas e preciosas oportunidades. A (2ª atitude) VIRANDO A PÁGINA
II ? PROSSEGUIR
1. O ap. Paulo afirma no (vs.14), que após esquecer as coisas do passado, ele prossegue para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Resumindo, o ap.Paulo está afirmando: lembro-me sempre do Senhor Jesus Cristo. É o antídoto para nos libertar da prisão das lembranças do passado.
2. Se não houvesse o perigo do esquecimento, não ha veria esse memorial da ceia do Senhor, com a continua exortação: façam isto em memória de Mim. Pelo fato de sermos salvos em Jesus, ao olharmos para Ele como o grande Autor e Consumador de nossa fé, certamente deveríamos sentir o que Ele sentiu, ou seja, não permitiu que a cruz O fizesse desistir.
3. Apesar de ter todos os motivos para desistir, Jesus nunca desistiu. Ele foi alvo da incompreensão de muitos, inclusive da Sua própria família, pois Seus irmãos só creram Nele depois da ressurreição. Embora traído, humilhado, espancado, injustiçado, abandonado pelos discípulos, Ele não desistiu, porque Ele sabia que obedecer e servir a Deus-Pai era o motivo mais forte do que o desistir.
4. Jesus sabia qual era a Sua missão maior, a de morrer para que pudéssemos viver. Diante desse fato, as circunstâncias difíceis não eram capazes de levá-Lo a desistir, pelo contrário, Ele prosseguiu, e hoje está sentado à destra do trono de Deus-Pai intercedendo por mim e por você.
5. Diante desse majestoso quadro, o primeiro motivo pelo qual eu e você não devemos desistir e sim prosseguir é que nós sabemos do buraco que o Senhor nos tirou e porque, eu e você, não queremos voltar para lá!
6. O segundo motivo pelo qual eu e você não devemos desistir e sim prosseguir é que sabemos que somos salvos e redimidos pelo sangue de Jesus, agora chamados como filhos de Deus, bem como, Dele recebemos uma missão que os próprios anjos não têm: a de proclamar as boas novas do evangelho. E se desistirmos muitas pessoas ao nosso redor serão prejudicadas. Enfim, temos mais motivos para continuarmos prosseguindo: lembre-se de Jesus Cristo.
conclusão
1. É preciso lembrar continuamente da pessoa de Jesus, do ensino de Jesus,das promessas de Jesus, do exemplo de Jesus, do sacri fício de Jesus por nós na cruz, da ressureição de Jesus, Ele está vivo, lembran-do da promessa da Sua volta iminente. Maranata, vem Jesus! Portanto, agora é o momento; eu e você virando a página de nossa vida, continuamente lembrando de Jesus!
PÃO
O diabo quer que cada um de nós fique concentrado, caído nos erros, nas críticas e ofensas que recebemos do passado. O diabo nos quer deixar paralisados no passado, pensando sobre qtas vezes falhamos, ao invés de qtas vezes acertamos. Entretanto, o Senhor Jesus quer que nos concentremos em nossos pontos fortes e não em nossas fraquezas, concentremos em nossas vitórias e não em nossas perdas, concentremos em nossas alegrias e não em nossas crises. Lembre-se do Senhor Jesus!
VINHO
Graças a Deus por Sua graça, que em Jesus, perdoa o nosso passado ruim, grande ou pequeno. E ao mesmo tempo, por Sua graça, nos permitiu fazer coisas boas no passado, agora nos permite realizar a Sua obra no presente, e, certamente permitirá também no futuro. Louvado seja o Senhor Jesus, porque Ele é o Autor das coisas boas, e que nos faz prosseguir para o alvo, o prêmio da vitória. Esse prêmio é a vida eterna para a qual Deus-Pai nos chamou por meio de Cristo Jesus. Lembre-se do Senhor Jesus!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.