Imagem Abertura

" Portanto, se há alguma exortação em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão do Espírito, se alguns entranh veis afetos e compaixões; "

(Filipenses 1:27)


Presentes de Deus



Presentes de Deus para o Ano Novo


introdução



1. Estamos saindo do ano 2009 entrando em um novo ano ? 2010, e, tudo é novo de novo! Como crentes, somos familiarizados com a linguagem sobre novidade. Sabemos que a Bíblia declara que: ?se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo?.

2. Entretanto, por que não começar o novo ano - 2010 com uma realização clara em receber o que Deus deseja dar para nós? Portanto eu quero apresentar os presentes de Deus para o ano de 2010:

I ? UM CORAÇÃO NOVO ? (I Jo.3:19,20)

1. No Antigo Testamento, o coração não é o lugar de amor e tristeza, romance e ternura, alegria e compaixão. O coração é o assento de sabedoria, o lugar de memória. Uma pessoa pensa com o coração, faz planos com o coração, tomas uma decisão com o coração.

2. Sabemos que o nosso coração envolve o nosso intelecto, a nossa vontade e as nossas emoções. Aqueles quem são íntegros sempre amam ao Senhor e a Sua obra de todo o seu coração.

3. Mas, o que está em nosso coração depende do que se encontra em nossa mente, porque os valores, crenças e convicções da nossa mente, controlam o que o nosso coração expressa. Isto é, as atitudes do nosso coração fundamentam-se no que cremos.

4. Todavia, o coração também é o lugar de nossa queda. Ele é enganoso acima de todas as coisas, e desesperadamente corrupto. Portanto, se é algo que precisamos receber, algo que o Senhor quer nos dar em 2010, é um novo coração(vs.19-20).

5. Deus é por nós, e, Seus recursos nos estão disponíveis. Ele é mais do que capaz de lidar com o que acontece ao nosso redor e dentro de nós. Assim sendo, Deus sabe o que sofremos, Ele vê o que fizemos, mas também Ele exibe o quadro do que quer que nós sejamos.

6. O Senhor jamais se decepciona com o nosso passado. Ele é rico em nos perdoar. Ele é rico em nos aceitar. Ele quer que tenhamos a cada dia, um coração cheio da presença Dele, cheio do poder Dele, cheio do amor Dele, cheio do perdão e da misericórdia Dele.

7. O Senhor quer nos dar um novo modo de pensar, uma nova motivação, para desenvolvermos um coração de sabedoria, em sempre buscá-Lo com sinceridade.

II ? UM NOVO PACTO ? (Col.1:9-11)

1. No início deste ano, o Senhor que renovar o pacto conosco, o novo relacionamento íntimo conosco, todavia, é necessário que ofereçamos toda a nossa vida para Ele, quebrando assim, os nossos pactos com a nossa própria carnalidade, com o mundo e com o diabo.

2. De fato, nós somos na maioria pessoas extremamente ocupadas. Nós sempre estamos com pressa, andamos rápido, conversamos rapidamente, comemos rápido demais, e logo depois de comermos, muito freqüentemente, ficamos em pé, e dizemos: com licença, eu estou na correria, fui!

3. Observe que estamos no primeiro domingo de janeiro de 2010 e o que faremos? Estaremos mais ocupados em 2010? No final de 2010, terminaremos o ano de maneira alegre ou desanimado de novo?

4. Usando como base a oração do ap.Paulo para os crentes da igreja de Colossos, eu penso que Senhor que nos dar um novo pacto, isto é:

4.1 ? completo conhecimento Dele (vs.9):

(a). O ap.Paulo não queria que a igreja de Colossos adivinhasse sobre a pessoa e obra de Deus em suas vidas. Nem Deus e nem eu quero que você adivinhe sobre Ele em sua vida.

(b). Deus quer que eu e você saibamos o que Ele deseja fazer em nossa vida, porisso Ele quer nos encher do conhecimento da vontade Dele.

(c). Mas, isto acontecerá qdo ficarmos vazios de nós mesmos, ou qdo voluntariamente sacrificarmos a nossa força, recursos, idéias, programas, planos, carisma pessoal e santidade extravagante.

(d). E, assim, lermos a Sua Palavra, estudarmos a Sua Palavra com sabedoria e discernimento espiritual. O conhecimento de Sua vontade é nos revelado em Sua Palavra, sendo assim, recebemos do Senhor a inteligência espiritual crescendo no meditar e praticar os princípios da Bíblia, a Sua Palavra.

4.2 ? andarmos dignamente diante Dele (vs.10):

(a). Na vida Cristã, conhecimento e obediência combinam. Não existe separação entre aprender e praticar no viver diário. Deus quer trabalhar em nós para produzirmos frutos de Sua graça.

(b). Portanto, Deus quer trabalhar na minha e na sua vida como membros da IBCF, porque Ele quer nos dar um grande trabalho para executarmos na IBCF, todavia, não podemos trabalhar para Ele a não ser que estejamos vivendo dignamente em Sua presença.

(c). Temos que lembrar que o nosso propósito na vida é agradar ao Senhor, portanto, devemos viver de maneira digna do Seu evangelho, equilibrando o nosso dever e a nossa devoção em nossa vida cristã diária, como prioridade das prioridades.

(d). E, mesmo que esteja chovendo, ou é partida de futebol do meu time ou Pais preferido, não interferirá no meu cultuar com a comunidade de irmãos da IBCF neste local, em adorar ao Senhor em espírito e em verdade.

4.3 ? força e alegria ? (vs.11):

(a). Deus quer nos dar um caráter cristão excelente, por isso ele nos dá a força da Sua graça, que logicamente produz paciência e alegria em nossas atitudes diárias.

(b). A força de Deus em nossas vidas, nos faz suportar as dificuldades cotidianas e ao mesmo tempo nos alegrar com os resultados obtidos. Esta força é transbordante pela paciência ou seja, a resistência que Dele recebemos para vencer grandes situações adversas de nosso viver diário.

(c). Como crentes, nós somos capazes de nos alegrarmos mesmo enfrentando as tribulações desta vida, deste mundo, porque sabemos que a tribulação produz à paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança, e, a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações por Deus-Espírito Santo que nos foi dado.

(d). Portanto, um dos grandes presentes que Deus tem nos dado é a alegria. Entretanto, sem a alegria dada por Ele, seríamos pessoas críticas e queixosas.

(e). Pelo fato de que toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, dado por Deus, em quem não há mudança nem sombra de variação, bem como, a fonte, o suporte e fim de todas as coisas, devemos sempre ter a nossa vida cristã cheia de gratidão, cheia de ação de graças para com Ele.

conclusão

1. Certamente, o diabo é um grande ladrão dos nossos bons presentes dados pelo Senhor. Assim sendo, não ignore tais atividades, administre qualidade nos relacionamentos com Deus, uns com os outros, e creia, começando em nossa vida, em nosso lar, alcançaremos sucesso de grande comunhão em nossa IBCF.

2. E durante o Ano novo ? 2010, poderemos ter bastante alegria para manter-nos doce. Poderemos ter bastante tentativas para manter-nos fortes. Poderemos ter bastante tristezas para manter-nos humanos.

3. Poderemos ter bastante esperança para manter-nos ousados. Poderemos ter bastante fracassos para manter-nos humildes. Poderemos ter bastante amigos nos dar consolo. Poderemos ter os recursos financeiros necessários para manter o nosso contentamento.

4. Poderemos ter bastante entusiasmo para manter-nos motivados. Poderemos ter bastante determinação para fazer cada dia melhor do que o dia anterior.

5. Minha oração para você, no início deste novo ano, é que eu e você recebamos os presentes de Deus: Um coração novo, um Pacto novo! Amém!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.