Imagem Abertura

" Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. "

(Efésios 1:18)


Firmando os valores da alegria de ser família - Parte II



Perdão


introdução

1. No mês de abril iremos comemorar a vida, morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo, buscando a Sua grande bênção para este mês em nossa vida pessoa, familiar e congregacional.

2. Ao pensar sobre isto, ao adentrarmos o mês de abril, quero convidar os amados e amadas da IBCF para abrir os seus braços ao falar abril. Com os lábios falamos do mês, com os braços afirmamos nossa fé no Deus que realiza milagres e o impossível em resposta a oração: Abriu!

II ? ABRIL, ABRIU PARA O PERDÃO

1. O fato

(a). Trair a esposa e tentar faturar em cima disso vira um caso flagrante de ofensa social. Ainda por cima fingindo falso arrependimento, como fez o apresentador americano DAVID LETTERMAN, ao contar piadinhas para confessar que teve casos com funcionárias e que estava divulgando o fato porque alguém que sabia da prática ameaçou chantageá-lo.

(b). Só uma semana depois ele se lembrou de pedir desculpas, esfarrapadíssimas, à sua própria esposa. A audiência foi às alturas.

(c). A Toyota convocou recall de oito modelos de automóveis vendidos nos EUA por questões de segurança, pois os veículos podem ter problemas no pedal do acelerador, que em alguns casos tinha ficado preso, provocado uma aceleração involuntária do veículo.

(d). Enquanto isso, o presidente da montadora japonesa, Akio Toyoda, curva-se diante de clientes e acionistas descontentes e afirma: ?A segurança dos clientes é primordial". Os especialistas por sua vez disseram mais do que um pedido de perdão, o ato de Toyota deve ser encarado como um exemplo para as outras empresas, especialmente no Brasil.

(d). A montadora japonesa Nissan informou vai convocar os donos de 539.864 veículos, a maioria nos Estados Unidos, em um recall para reparar defeitos no pedal do freio e no medidor do tanque de combustível. A convocação não atinge clientes do Brasil, segundo a assessoria de imprensa da montadora.

(e). O vice-presidente de Atendimento ao Cliente da Nissan América do Norte, Kevin Martin, explicou em comunicado o seguinte: "Estamos comprometidos com a segurança e satisfação de nossos clientes. Lamentamos qualquer inconveniente que eles possam ter enquanto tomamos estas precauções".

(f). Aqui no Brasil o governo determinou a Fiat fazer um recall dos carros modelo Stilo fabricados desde 2004 para a substituição dos cubos das rodas traseiras. Ao todo, o recall afeta 52.474 veículos. O presidente da Fiat, Cledorvino Belini, por sua vez, simplesmente afirmou que: "Eu recebi com muita surpresa a notícia, porque os dados que temos indicam que não há defeito nenhum nas peças. Fizeram uma confusão".

(e). A Volkswagen do Brasil está convocando um recall do carros Voyage e Novo Gol (2009/2010), para verificação da lubrificação do rolamento das rodas traseiras. A montadora afirma em seu site que pode haver deficiência na lubrificação do rolamento, fazendo com que a roda faça barulho, corra o risco de travar e até mesmo se soltar com o carro em movimento, causando acidentes.

2. Análise:

(a). O perdão pode ser desnecessário entre seres perfeitos, mas é vital para aqueles de nós que têm inteligência suficiente para admitir que somos imperfeitos. Parece que não conseguimos ajudar, senão ofender, trair ou cometer erros contra a santidade de Deus e contra os nossos semelhantes, mesmo em nossos bons dias qdo temos as melhores intenções.

(b). Entretanto, a chave para a maneira como vivemos nesta terra resume-se basicamente a como experimentamos o perdão e como o estendemos a quem está ao nosso redor. Todos nós queremos ser perdoados, mas, qdo se trata de perdoar os erros cometidos contra nós, a história é diferente.

(c). É essencial que perdoemos para o nosso próprio bem, isto é, se quisermos desfrutar a vida plenamente, devemos perdoar. Porém, acima de tudo, precisamos do perdão de Deus para que nos reconciliemos com Ele. Uma vez reconciliados, o Senhor nos fala por meio de parábolas e mandamentos, que devemos estender aos outros o mesmo perdão que estende a nós.

(d). A ferida que dói, por traição, decepção, é muito difícil conceder perdão. Embora sendo uma tarefa difícil para essas pessoas imperfeitas, mas há uma fonte secreta de poder no perdão para aqueles que têm olhos para ver e um desejo de obedecer. Por isso:Abril, abriu para o perdão.

3. Aplicação:

(a). O Senhor Jesus foi o nosso maior exemplo de alguém que respira perdão. Observe, qdo Ele estava pendurado na cruz, o sangue vertendo do corpo ferido, Ele gastou parte da Sua limitada energia e fôlego na agonia da cruz para orar pelos que O crucificaram: (Lc.23:34). Temos de manter firmemente esse exemplo em mente qdo nos dedicamos à tarefa difícil de entender o que significa ser um perdoador.

(b). Observe que de acordo com os registros bíblicos de testemunhas oculares, ninguém pediu perdão a Jesus naquele dia, ninguém discutiu a questão. No entanto, ainda assim, Jesus disse: ?perdoa-lhes!?. É dessa atitude que vem o poder para perdoar, da percepção de que verdadeiramente fomos perdoados, por meio do Seu sacrifício na cruz.

(c). Portanto, ao sabermos que recebemos perdão por parte do Senhor Jesus, e pelo fato que conhecemos e cremos na Sua rica misericórdia, nos é facilitado o ato de perdoar as outras pessoas. Qdo entendemos e cremos no fato de que o Senhor Jesus nos perdoou, será muito mais fácil eu e você perdoarmos os outros que nos feriram.

(d). O verdadeiro perdão é um fruto exclusivo do céu. O perdão coloca as algemas do céu no próprio inferno. Qdo Jesus vem para a nossa vida, Ele traz consigo o perdão divino. E se somos Seus filhos, temos que crer que o perdão não é uma simples sugestão ou ficção, é uma ordem dada por Ele.

(e). Jesus nunca pede que façamos algo que Ele mesmo não tivesse feito de bom grado. Nesse caso, se Ele ordena que perdoemos as pessoas mesmo qdo elas nos fazem os atos mais odiosos e horríveis imagináveis, não está ordenando que façamos algo estranho à experiência que Ele tem

E, por mais difícil e emocionalmente desafiador que seja o perdão, todos nós temos que praticá-lo.

(f). Embora muitas vezes não sentimos vontade de perdoar as pessoas que nos magoam, o perdão não tem nada a ver com o que sentimos. Deve ser uma escolha em obedecer à ordem de Jesus. E, sabendo dessa nossa fraqueza, o Senhor é quem nos provê o poder do perdão, porque Ele bem sabe que a amargura bloqueia as bênçãos que deseja derramar sobre a nossa vida pessoal, sobre o nosso lar e sobre a nossa IBCF.

(g). Nosso trabalho como novas criaturas em Cristo, é atentarmos para uma boa atitude, um espírito dócil e um coração puro diante de Deus e das pessoas ao nosso redor. Isto só é possível qdo praticamos o perdão e qdo fazemos as escolhas certas ao longo no nosso caminhar diário.

(h). Há alguns problemas em nosso viver diário neste mundo corrupto que simplesmente não podem ser solucionados ou eliminados. Todavia, temos apenas uma escolha e uma declaração como seguidores do Senhor Jesus: eu perdôo, e mesmo que não me peçam perdão, eu perdôo. Não vou guardar nenhum rancor.

(i). Devemos perdoar porque temos o poder e o exemplo do Senhor Jesus(Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo), porque o perdoar é libertar um prisioneiro, dos qual eu e você somos os principais. Algumas vezes, pensamos que perdoamos a alguém qdo a verdade é que reservamos um pequeno espaço especial, um recôndito(lugar escondido) de amargura, no fundo do nosso coração, onde nunca recebemos a visitação de Jesus.

(j). Mantemos a pessoa que nos ofendeu trancada nesse lugar secreto, e qdo estamos sozinhos, justificando a nós mesmos, lembrando o que aquela pessoa nos fez, mentalmente arrancamos o ofensor de lá e batemos nele por alguns instantes, satisfazendo assim a nossa vingança, esquecendo que o Senhor conhece todos os fatos.

(k). Todavia, o Senhor considera cada um de nós responsável por perdoar aos outros, sem exceções à regra, porque não fomos formados, nem criados para carregar amargura e rancor em nosso coração. Dessa forma, o prisioneiro que está em nosso coração tem de ser libertado. Devemos perdoar e liberar o poder do Senhor em nossa vida.

(l). Pense na última vez em que você perdoou a alguém: você consegue se lembrar da tremenda libertação que sentiu naquele momento? O perdoar é saber a realidade da dor sofrida pela mágoa e pela ofensa, porém, é algo que vem naturalmente de modo sobrenatural, é sentir um forte amor dado por Jesus, que lava os nossos pecados, nossa culpa e nossa amargura.

(m). Agora estamos comprometidos com o nosso Senhor ressurreto no sentido de estender o poder do perdão as outras pessoas, quer seja esse perdão merecido ou não, pois o perdão é, na realidade, mais importante para nós do que para aqueles a quem devemos perdoar, porque ele mantém o nosso coração limpo, livre e agradável a Jesus Vivo.

4. Conclusão

(a). O mundo precisa saber que a comunidade dos transformados chamada IBCF sabe perdoar. Os perdidos e os feridos ao nosso redor precisam saber que há abundante perdão na casa e na família de Deus.

(b). Então qdo é que perdoamos os outros? Qdo lutamos contra todos os pensamentos de vingança, qdo desejamos e fazemos o bem aos nossos ofensores, qdo oramos por nossos ofensores, qdo buscamos reconciliação com nossos ofensores, qdo nos mostramos prontos para ajudar os nossos ofensores em todas as ocasiões.

(c). Esse é o perdão que o Senhor Jesus ordena. Portanto, não deixe que o rancor apodere-se de seu casamento, de seu lar, de seu emprego e da IBCF. Devemos perdoar setenta vezes sete, se necessário. Isto significa 490 vezes durante um dia de 16 horas, é perdoar a mesma ofensa 30 vezes por hora ou uma vez a cada dois minutos.

(d). O perdão é um trabalho de tempo integral. O perdão é um estilo de vida. Saibam que o Senhor Jesus Vivo é inflexível ao falar-nos repetidas vezes em Sua Palavra que devemos perdoar aos outros. E, se queremos viver em liberdade e vitória, em Abril, abra para o perdão, utilizando três chaves: perdoe circunstâncias, perdoe pessoas, perdoe a si mesmo. E continue a perdoar. Amém!




Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.