Imagem Abertura

Cirurgia plástica espiritual


introdução

1. (Is.64:4-8) - Apesar das dores e dos riscos, nunca se fez tanta cirurgia plástica no Brasil. Ficou tão banal operar que muita gente recorre ao bisturi com a mesma facilidade com que muda o corte de cabelo.

2. Só no ano passado nada menos que 400 mil brasileiras ? das quais 60 mil têm menos de 30 anos ? implantaram silicone nos seios e lábios ou eliminaram gordura de algum ponto do corpo.

3. Pura vaidade. Apenas 10% dessas pacientes precisavam corrigir defeitos de nascença, como orelhas de abano ou desvio de septo. Porém, para a maioria dessas pessoas, a auto estima , confiança e modo de encarar a vida se elevaram, ao encararem o espelho e concluir que conquistou o corpo que sempre desejou e do qual realmente pode se orgulhar.

I ? O FATO:

Fotos de famosos

II - ANÁLISE

1. No texto o profeta Isaías faz uma oração fervorosa para que o Senhor salve o seu povo e restabeleça a comunhão com Ele. Pensando nas crises históricas na vida de Israel, o profeta reconhece que a sobrevivência do seu povo, foi conseguida pela intervenção e fidelidade de Deus.

2. No verdadeiro espírito de oração, o profeta reconhece o amor e a graça de Deus, confessa o pecado e a degeneração do povo, comparando-se a uma folha(vs.6), que perde a clorofila e a sua vitalidade, assim como o pecado roubou deles a vitalidade espiritual.

3. Roubou-lhes o sentido de responsabilidade moral e até o desejo e a vontade de resistir ao poder destruidor do pecado. Assim eles murcharam e como folhas secas foram levados pelo vento.

4. Tão degenerada ficou a condição moral do povo que ninguém procurava invocar o nome de Deus para estabelecer qualquer relação com Ele ou pedir qualquer socorro Dele. Estavam longe de Deus.

5. Por sua vez, o profeta expressa o seu profundo desejo de que o Senhor tenha misericórdia deles e os salve da terrível miséria. Apela para que o Senhor faça uma cirurgia plástica espiritual(vs.7,8), extraindo toda a iniqüidade de toda a Nação, mantendo a Sua fidelidade como o Deus Criador deles.

III - APLICAÇÃO

1. (Lc.19:1-10) ? Zaqueu era um rejeitado social muito rico. Seus compatriotas judeus o viam como um pecador e um traidor, pois coletava impostos para os odiados conquistadores romanos. Para piorar as coisas, ele era um homem de estatura extremamente baixa.

2. Zaqueu, provavelmente , não tinha idéia do que estava acontecendo qdo a multidão começou a se aglomerar nas ruas de Jericó. Ele simplesmente ouviu o tumulto e seguiu a multidão, até que teve um vislumbre de alguém que tirou o seu fôlego.

3. Ele era pequeno demais para ver por cima da multidão, mas mesmo aquele vislumbre da face de Jesus o fez ficar desesperadamente sedento por mais de Jesus. Lembrando da árvore que existia onde Jesus teria que passar, apesar de toda a sua dignidade como um homem rico, subiu, se posicionou para vê-Lo.

4. Zaqueu chamou a atenção de Jesus qdo a sua degeneração espiritual o fez perder a sua dignidade social e escalar aquela árvore preparada por Deus antes dele mesmo nascer, para que a sua vida de pecador fosse transformada em uma vida salva por toda a eternidade com Jesus.

5. Embora Zaqueu possuía uma das melhores casas da região, ninguém queria visitá-lo, porém, Jesus se convidou para ir a sua casa. A reação da multidão foi imediata(vs.7), porque era proibido alguém tão correto como Jesus se associar com alguém que era tão baixo.

6. Enquanto as pessoas viram Zaqueu como um trapaceiro com um coração avarento, que faria qualquer coisa por atenção, poder e aceitação, Jesus viu um homem com o coração faminto por Deus, mesmo se aquilo significasse perder tudo o que possuía neste mundo.

7. O Mestre apenas havia dito que queria jantar na casa dele, e este homem passa por uma cirurgia espiritual, prometendo na frente dos seus inimigos que doaria metade de tudo o que possuía e devolveria àqueles a quem tinha enganado numa proporção muito acima do que a lei exigia.

8. O crescimento e a transformação espirituais ocorrerão em nossa vida qdo nos aquietarmos e pararmos de nos mexer, fixando toda a nossa atenção em Jesus. Jamais conseguiremos fixar a atenção em Jesus enquanto estivermos correndo.

9. Eu penso meus amados e amadas, que nós estamos vivendo numa era de egoísmo, e a solução de Jesus é a morte do ?eu?. Não podemos orar ?venha o Teu Reino?, a menos que, primeiro, estejamos dispostos a orar ?foi-se o meu reino?.

10. Temos uma tendência de apegar-nos ao nosso reino com nossas garras até morrermos, mas, há num poder que vem por meio da renúncia. Às vezes há coisas às quais gostamos de apegar-nos que precisamos renunciar para que Jesus possa remover, realizando uma cirurgia plástica espiritual em nosso viver.

11. A tolice da confiança no próprio ?eu? é tão velha qto Adão e Eva, porque a raiz principal da rebeldia está no desejo de sermos grandes segundo nossos próprios termos. Pensamos, com muita freqüência, que há poder em, prender-se as coisas.

12. A maneira mais rápida de entendermos este aspecto em nossa vida é qdo tentamos controlar tudo ao nosso redor. Todavia, a graça é o poder de mudar, não aquilo que podemos fazer por nós mesmos, mas aquilo que Deus faz por nós e por nosso intermédio.

13. Deus pode despojar-nos de tudo, para permitir que vejamos e entendamos a nossa total dependência Dele. Assim sendo, devemos estar dispostos a renunciar qualquer forma que não esteja de acordo com os propósitos presentes de Jesus e as verdades eternas de Sua Palavra revelada(a Bíblia).

14. Entre elas renunciarmos aquele nosso direito de apressar ao Senhor ou de querer ajudá-Lo a planejar o melhor para a nossa própria vida. O Senhor não precisa de ajuda. As promessas de Jesus ressurreto não estão ligadas ao tempo. Estão ligadas tão somente a Ele, e Ele é eterno. Ele pode realizar uma obra rapidamente.

15. Entretanto, o tratamento e a cura de Jesus para o espírito de independência e rebeldia de um cristão é a disciplina da renúncia. A entrega total do ?eu? trará o poder do Senhor para a minha e a sua vida, pois onde há mudança, deve haver renúncia.

16. Zaqueu teve um encontro com Jesus que o transformou por completo. Qdo Jesus concluiu nele a Sua obra, aquele cobrador de impostos abriu mão de suas credenciais e de seus bens materiais para seguir-Lo e declarar guerra ao diabo.

17. Independentemente de nossos talentos e habilidades pessoais, Jesus está comprometido com o caráter, não com o talento. Ele quer que sejamos dependentes Dele. Afinal Ele diz que precisamos de uma cirurgia plástica espiritual, não de uma máscara.

18. A solução é conectar-se às coisas de Deus-Esp.Santo. E qdo estamos conectados, somos transparentes com o Senhor e com os outros ao nosso redor, e, em vez de tentar fingir que somos outra pessoa, nossa beleza singular e individual aparece.

20. Portanto, declare estas palavras a Ele: Não sou nada. Jesus, Tu és tudo. Eis-me aqui, e aqui estão meus dons, capacidades, bens materiais, habilidades pessoais. Lanço todos eles aos Teus pés. Entrego-Te tudo. Nada quero de volta!

conclusão

1. Há qto tempo eu e você sentimos entusiasmo por Jesus? A glória Dele tem brilhado por nosso intermédio recentemente? As pessoas ao nosso redor podem perceber a minha e a sua presença e maravilhar-se com o fato de termos estado com Jesus?

2. Sabemos que isto acontece. É justamente por isso que elas também podem dizer qdo não temos estado com Ele. Deus-Pai usou Sua força de amor e perdão para salvar a mim e a você pela vida, morte e ressurreição de Jesus.

3. Assim como Ele operou na vida de Zaquel, realizando uma cirurgia plástica espiritual, eu e você devemos pedir que Ele faça o mesmo conosco nesta noite. Portanto, creia: Antes de Deus-Pai o cirurgião cumprir com a operação, Ele mergulhou Suas mãos no sangue de Jesus e criou em mim e em você uma nova língua, um novo linguajar para adorá-Lo.

4. Antes de Deus-Pai o cirurgião cumprir com a operação, Ele mergulhou Suas mãos no sangue de Jesus e criou em mim e em você um novo coração, sem amarguras, raiva, egoísmo, apenas para amá-Lo e ao nosso próximo.

5. Antes de Deus-Pai o cirurgião cumprir com a operação, Ele mergulhou Suas mãos no sangue de Jesus e criou em mim e em você novas pernas para andarmos nos Seus caminhos.

6. Antes de Deus-Pai o cirurgião cumprir com a operação, Ele mergulhou Suas mãos no sangue de Jesus e criou em mim e em você uma nova mente, para pensarmos nas coisas do céu.

7. Antes de Deus-Pai o cirurgião cumprir com a operação, Ele mergulhou Suas mãos no sangue de Jesus e criou em mim e em você novos ouvidos para ouvirmos a Sua Palavra e coisas que edificam.

8. Antes de Deus-Pai o cirurgião cumprir com a operação, Ele mergulhou Suas mãos no sangue de Jesus e criou em mim e em você uma nova vida, para dependermos Dele e aniquilarmos o nosso ?eu?.

9. E agora que a cirurgia está completa, os pecados deste mundo não terão nenhuma força para nos agarrar, e assim, podemos regozijar pela fidelidade do Senhor Jesus VIVO, que transformou:

10. Todos os nossos fardos em bênçãos, toda a nossa vergonha em graça e misericórdia, toda a nossa solidão em Seu amor da plena comunhão, toda a nossa culpabilidade em Sua glória.

11. Toda a nossa tristeza em Sua alegria, todos os nossos tormentos em Seu louvor, toda a nossa fraqueza em Sua força, tudo para a Sua glória e honra, amém!


Por: Pr. Roberto Brito
Endereço
Rua Lagoa da Barra, 167
CEP: 08215-540 - Itaquera - São Paulo
Tel: 2205-3242 - 2079-0517 - 2071-2731
Domingo
Escola Bíblica Dominical (EBD) - 9:00h.
Tempo de Oração - 17:45h.
Culto de Celebração - 18:00h.

Quarta-Feira
Reunião de Oração - 20:00h.